Práticas Sustentáveis: Qual é a prática da sua empresa?

Saiba como sua empresa pode se tornar sustentável e como você pode contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sustentabilidade é um termo que está sendo utilizado nos diversos segmentos da sociedade, enfatizando a necessidade do consumo e uso consciente dos recursos renováveis e não-renováveis do nosso planeta. A aplicação de práticas sustentáveis foca na correta utilização desses recursos e ao não-desperdício dos mesmos, visando a reutilização de resíduos que antes eram descartados e na aplicação de práticas benéficas para o meio ambiente.

Você sabe quais práticas sustentáveis uma empresa, ou você, cidadão, pode realizar?

As práticas sustentáveis são relacionadas à diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício. Isso, consequentemente, envolve a redução de custos e recursos, a melhoria de gestão e o fortalecimento de parcerias. Dentro do setor empresarial é primordial a otimização de processos de produção, melhorando sua efetividade e incorporando metas e objetivos de sustentabilidade. Por exemplo, investir em uma produção mais limpa através da gestão de matéria prima, do uso de água, do uso da energia, de resíduos, entre outros. Citamos abaixo algumas práticas que podem e devem ser implantadas na sua empresa e na sua vida e de seus colaboradores.

  • Reciclagem: realizar a separação dos resíduos é uma ótima forma de reduzir o impacto ambiental. Separando resíduos orgânicos e recicláveis, a quantidade desses resíduos que iriam para os aterros sanitários é menor e com isso aumenta o tempo de vida útil do aterro. 
  • Utilização de Lâmpadas LED: são mais econômicas pois a sua potência é menor do que lâmpadas fluorescentes e incandescentes, além de terem um tempo de vida útil maior. 
  • Necessidade de documentos impressos: a utilização de uma impressora remete ao fato de utilizar papel e o consumo dos cartuchos de tinta. Os dois insumos possuem processos de fabricação com muitos impactos ao meio ambiente. Uma alternativa para minimizar o impacto é a utilização de rascunhos para a impressão.
  • Utilizar transporte público ou aplicativos de locomoção: essas opções de transporte diminuem o impacto ambiental, pois ao deixar seus veículos em casa, aumenta os espaços nas ruas e  diminui o tamanho dos congestionamentos. Porém, o fator mais importante nessa prática é a diminuição na quantidade da emissão de gases estufas que os veículos automotores produzem. 
  • Compostagem: transformar o resíduo orgânico em húmus é ideal para diminuir a quantidade desses resíduos em aterros sanitários. 
  • Diminuição no consumo de energia e água: o uso racional desses recursos requer uma mudança de pensamento. O foco deve ser no consumo consciente, através da compra de eletroeletrônicos de baixo consumo, a utilização de luz solar através da construção de ambientes que otimizam a entrada dessa luz e a manutenção preventiva para evitar vazamentos nos encanamentos de nossas casas. 
  • Utilização de placas fotovoltaicas: apesar do gasto na compra do material, o retorno financeiro acontece em média até dois anos após o investimento. As placas são instaladas nas construções e possibilitam transformar a energia solar captada em energia elétrica que pode ser utilizada para diversas atividades.
  • Descarte correto de pilhas e baterias: esses produtos possuem substâncias tóxicas que, se descartados em qualquer local, podem contaminar o solo e corpos hídricos. O correto é procurar um ponto especial de coleta desse tipo de resíduo. Normalmente mercados e farmácias possuem pontos de coleta, procure o mais próximo de você ou entre em contato com a prefeitura da sua cidade para consultar os locais dos pontos.

Além disso, podemos listar algumas outras ações voltadas para práticas sustentáveis: monitoramento de impactos sobre a diversidade, geração de crédito de carbono, recuperação de áreas degradadas e gestão de riscos e danos ao meio ambiente.

Essas ações podem e devem ser executadas tanto na sua empresa quanto na sua vida pessoal, e estão estritamente relacionadas com as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), criados pela ONU (Organização das Nações Unidas), as mesmas abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiental e justiça social. Que tal implementar algumas dessas práticas no seu dia a dia? O importante é começar!

Receba nossos conteúdos por e-mail.



Maringá – Paraná Av. Guaíra, 1080 – Zona 7 CNPJ: 42.679.797/0001-45