Recicla Maringá: Transformando o Descarte de Resíduos

Antes de tudo: você já sabe dessa novidade? A Secretaria de Limpeza Urbana de Maringá implementou a campanha Recicla Maringá, com 20 outdoors pela cidade, incentivando o descarte consciente de resíduos. Esses outdoors possuem QR Codes que direcionam para mapas interativos, indicando locais apropriados para o descarte.

Sendo assim, por facilitar o conhecimento da localização dos pontos de coleta, a campanha tem o principal objetivo de aumentar a reciclagem no município.

Há vários pontos distribuídos pela cidade. No entanto, para aproveitar a geolocalização do mapa interativo, basta selecionar o tipo de resíduo que quer descartar e verificar o ponto mais próximo da sua residência para descarte!

Veja abaixo o mapa interativo:

Como encontrar os pontos de coleta de cada resíduo

Para quem entrou em contato com a campanha através dos QR Codes, é possível acessar o mapa diretamente. Do contrário, caso você esteja sabendo dessa notícia agora, acompanhe o texto que te direcionaremos para lá.

Os resíduos abarcados na campanha são:

  • Esponja de cozinha e óleo de fritura;
  • Baterias, pilhas e sucatas;
  • Lâmpadas, vidros e pneus;
  • Medicamentos (cartelas vazias);
  • Escova de dentes.

Conforme a imagem apresentada acima, à esquerda há uma lista dos resíduos que poderão ser descartados nos pontos de coleta. Logo, ao clicar em um grupo de resíduos, você terá mais especificações sobre cada um. Por exemplo, veja o grupo lâmpadas – vidros – pneus:

Neste sentido, ao clicar no grupo de lâmpadas, vidros e pneus, será possível encontrar os pontos de coleta de lâmpadas em amarelo, os de resíduos de vidro em laranja e o de pneu na cor preta.

Caso queira, por exemplo, descartar resíduos de vidro, bastará verificar os pontos cor de laranja apresentados no mapa. Clicando sobre a localização de sua preferência, é possível acessar o endereço. Veja, então, o ponto de coleta da Vila Cleópatra:

O impacto da Recicla Maringá na cidade:

Paulo Gustavo Ribas, secretário de Limpeza Urbana, aponta que a campanha foi motivada pela gestão do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, que visa tornar a cidade mais sustentável e inteligente. No entanto, afirma o secretário, é essencial que a população maringaense engaje e abrace essa causa. Cada um deverá fazer a sua parte.

Portanto, a participação da comunidade na manutenção da limpeza urbana apresenta diversos benefícios para o sucesso da campanha, como:

  • A construção de um ambiente mais saudável e uma cidade mais limpa;
  • O fortalecimento dos laços comunitários;
  • A redução dos custos públicos associados à manutenção da limpeza e destinação para aterros;
  • O estímulo ao desenvolvimento sustentável.

Considerações finais

Segundo dados da Prefeitura, em agosto de 2023, o município conseguiu dar um salto de 2% para 7% de resíduos recicláveis, acima da média nacional de 4%. Assim, a meta é aumentar paulatinamente essa porcentagem.

Dessa forma, o descarte adequado de resíduos e o aumento da reciclagem poderão ter, entre outras consequências agradáveis:

  • O aumento da qualidade do ar – devido à diminuição de resíduos em aterros sanitários ou descartados irregularmente.
  • Como resultado, o aumento da qualidade do solo – substâncias presentes em alguns tipos de resíduos podem infiltrar-se no solo, poluindo lençóis freáticos e fontes de água subterrânea. Ao reciclar esses resíduos, essas substâncias diminuem consideravelmente.
  • Aumento da qualidade da água – devido à diminuição da poluição nos lençóis freáticos, os rios também ficarão menos contaminados.

Para acessar, enfim, os mapas interativos e abraçar essa causa, acesse o link clicando aqui!

Receba nossos conteúdos por e-mail.



Maringá – Paraná Av. Guaíra, 1080 – Zona 7 CNPJ: 42.679.797/0001-45